quinta-feira, 26 de abril de 2012

Plano de Aula - Conhecendo a cidade de Conceição de Macabu



Escola: E.E. Maria Lobo Viana

INFORMÁTICA EDUCATIVA
Planejamento de Atividade
Professora: Luciana Vellasco Cotta de Azeredo
Título da aula: Conhecendo melhor a cidade de Conceição de Macabu
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e Artes.
Ano de escolaridade: 6º ano
Mídias e/ou softwares utilizados: BrOffice Impress, Editor de Texto, Google Earth, Wikimapia, youtube,  Site de pesquisa Google, Blog,  Power Point e Movie Maker.
Tipo de utilização do software / objetivos:
(x) Sensibilização (x) Ilustração ( ) Simulação (x) Conteúdo Curricular
(x) Produção de Trabalhos (x) Avaliação ( x) Pesquisa (x) Animação ( ) Outros

* Conteúdo Curricular:

·         A História do Município de Conceição de Macabu
·         Características naturais da região: clima, relevo, tipo de solo, aporte de água
·         Animais e vegetais adaptados ao ambiente
·         Localização geográfica
·         Problemas ambientais e possíveis soluções
·          
* Objetivos:
·         Conhecer a história da cidade de Conceição de Macabu.
·         Perceber o relevo da cidade e as conseqüências das possíveis mudanças geológicas.
·         Identificar e descrever as características naturais da região: clima, relevo, tipo de solo e hidrografia.
·         Entender os motivos pelos quais Charles Darwin visitou a cidade em meados do século XIX.
·         Reconhecer a biodiversidade local.
·         Conhecer as lendas e histórias curiosas ocorridas ou comentadas pelos moradores mais antigos.
·         Elencar alguns pontos turísticos da cidade.
·         Localizar a cidade no mapa e apontar as cidades vizinhas de acordo com os principais pontos cardeais.
·         Localizar o Primeiro e o Segundo Distrito, utilizando distintos instrumentos (croquis, mapas, fotos, vídeos e softwers)

* Desenvolvimento:
·         1ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
1.   Conversa informal sobre a cidade de Conceição de Macabu.
2.   Ouvir deles o que eles sabem sobre a cidade. Procurar saber quem nasceu na cidade.
3.   Propor aos alunos que façam uma entrevista com um morador antigo da cidade
4.   Elaborar um questionário coletivo para a entrevista (sugerir que levem gravador ou utilizar o gravador de voz do celular.
5.   Ilustrar um ponto turístico que ele mais gosta.

·         2ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
1.   Visitar o Portal do Professor conhecer no link Wikmapia para ver a cidade inserida no Estado do Rio de Janeiro, juntamente com as cidades circunvizinhas e visualizar a E. E. Maria Lobo Viana história de Conceição de Macabu.

2.   Selecionar sites para pesquisar os dados pedidos abaixo para confecção de Power Point.

Roteiro de pesquisa
·         Nome do lugar:
·         Características:
·         Localização:
·         Dados históricos:
·         Dados estatísticos:
·         Data de emancipação:
·         Símbolos Municipais:
·         História do nome da cidade:
·         Curiosidades (filhos ilustres, nome dos prefeitos anteriores, pessoas influentes, cooperativa de leite, usina desativada Vitor Sense, Quilombo do Carukango, o último caso de pena de morte no Brasil – caso Motta Coqueiro, visita de Charles Darwin a Conceição de Macabu)
·         Tipo de clima, relevo, solo e hidrografia:
·         Fotos de Pontos turísticos:
·         Relevo modificado por ação do homem e/ou ação da natureza:

·         3ª aula – 2 tempos de 50 min. cada
Roda de leitura
1.     Leitura silenciosa das lendas de Conceição de Macabu.
2.     Leitura compartilhada das lendas (cada aluno lê uma parte até o ponto, em seguida o da direita dá prosseguimento e assim por diante).
3.     Ilustração da lenda que mais gostou.
--> Desenhar o cenário, os personagens e movimentá-los de acordo com a narração da lenda e tirar fotos.
4.     Proposta de trabalho: Montar um stop motion com a lenda preferida e narrá-la com pod cast.

·         4ª aula – 2 tempos de 50 min. Cada
1.   Visualizar uma foto antiga da cidade.



2.   Identificar a mudança que a cidade vem sofrendo com o impacto do crescimento demográfico.



3.    Comparar as fotos para compreender as mudanças no ambiente.

4.   Propor aos alunos que em grupo tirem fotos dos bairros da cidade para montar um slide utilizando o Movie Maker.

·         5ª aula – 2 tempos de 50 min. cada

Montando uma maquete

1.    Visitar o site :
(visualizar mapa- satélite e relevo)

2.   Montar a maquete, onde seja visualizado o Primeiro e o Segundo Distrito de Conceição de Macabu.

·         6ª aula – 2 tempos de 50 min. Cada
1.   Assistir ao vídeo no Youtube sobre Charles Darwin


2.   Ler o texto (Expedição Caminhos de Darwin passa por Conceição de Macabu:


1.   Conhecer as espécies animais e vegetais que a cidade de Conceição de Macabu apresenta.
·         Fauna:
·         Flora:

4.   Pedir aos alunos que tragam uma muda de planta nativa de Conceicão de Macabu na próxima aula para fazer uma exposição e incentivá-los a planta-la na escola ou doar a um servidor.

Aula disponível em:
Luciana-nomundodaciencia.blogspot.com.br

Algumas fontes:
Fonte: http://www.ferias.tur.br/informacoes/6896/conceicao-de-macabu-rj.html
http://camaraconceicaodemacabu.rj.gov.br/site/?p=3660
mapa e cachoeira da amorosa/;: http://www.gerardojunior.com/home/macae/turismo/cachoeiraamorosa-conceicaodemacabu
símbolos municipais: http://www.olharsobremacabu.com/p/conceicao-de-macabu_09.html
origem do nome: http://pt.wikipedia.org/wiki/Concei%C3%A7%C3%A3o_de_Macabu
Área de conservação hidrografia vegetação: http://www.conceicaodemacabu.rj.gov.br/paginas.php?pag=6
Foto antiga: http://guiamacabu.com.br/marceloabreu/category/artigos/page/7/


Nenhum comentário:

Postar um comentário